Uma voz inconfundível e inesquecível
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
NAT KING COLE – VOZ INCONFUNDÍVEL E INESQUECÍVEL
Nathaniel Adams Coles, consagrado mundialmente com o nome artístico de Nat King Cole, nasceu no Alabama em 1919 e foi um consagrado cantor e pianista de jazz.
Extremamente elegante, com sua voz inconfundível e seu piano, transformou em sucesso mundial várias canções, a maioria em inglês, mas diversas também em espanhol e até mesmo em português.
Aprendeu a tocar piano na igreja em que seu pai era pastor, mantendo-se, desde criança, ligado à música, tocando junto ao coral da igreja. Durante toda a sua vida, Nat King Cole lutou intensamente contra o racismo e não aceitava cantar para plateias nas quais existisse qualquer sinal de segregação racial.
Cole tem uma extensa lista de sucessos, entre eles “Mona Lisa”, “Fascination”, “Autumn Leaves”, “Stardust”, “Unforgettable”, “Nature Boy”, “Love Letters”, “Christmas Song”, "Quizás, Quizás, “Ansiedad”, “Cachito ”, “Smile”, “Suas Mãos” e “Ninguém me Ama”, essas duas últimas, músicas brasileiras.
Cole foi pai da premiada cantora americana, Natalie Cole, também falecida.
O hábito de fumar diariamente três maços de cigarro, acabou por ocasionar a morte de Nat King Cole, vítima de câncer. O cantor faleceu no ano de 1965, em Santa Monica, Califórnia.
Slecionei três sucessos de Cole, que também poderão ser apreciados no site do Quartier des Arts: “Unforgettable”, em dueto com sua filha Natalie, “Autumm Leaves” e “Fascination”.
Comments