UMBERTO ECO
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
UMBERTO ECO
Escritor, filósofo e acadêmico, Umberto Eco nasceu em 1932 em Alexandria, Itália, estudou filosofia na Universidade de Turim e, como acadêmico, lecionou em várias universidades italianas e estrangeiras, incluindo a Universidade de Bolonha, onde fundou a Escola Superior de Humanidades. Ele também se destacou como um teórico da comunicação e da semiótica, e suas obras, como "A Estrutura Ausente" (1968) e "Tratado Geral de Semiótica" (1975), tiveram um impacto significativo na teoria da linguagem e da comunicação.
Seu romance mais famoso, "O Nome da Rosa" (1980), é uma obra de ficção histórica que combina mistério, teologia e filosofia, situada em um mosteiro na Idade Média. O livro se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema em 1986, com Sean Connery no papel principal.
Umberto Eco também ficou conhecido por analisar de forma intrínseca a relação entre o consumo das massas e as novas tecnologias. Em 2009, disse que “os livros impressos não sofrem ameaça perante aos e-books”. “Eu não poderia ler Proust em formato digital. Seria impossível. Se eu tivesse que deixar um legado para o futuro, deixaria um livro, e não em formato digital”, e foi assim mesmo que ele o fez.
Seu falecimento em 2016, em Milão, marcou o fim de uma carreira notável, e Eco é lembrado como um dos intelectuais mais influentes do século XX.
Frases d Umberto Eco
“Hoje, quando afloram os nomes de corruptos e fraudadores, as pessoas não se importam com isso, e só vão para a cadeia os ladrões de galinhas."
"Os livros não são feitos para alguém que acredite neles, mas para serem submetidos à investigação. Quando consideramos um livro, não devemos perguntar o que diz, mas o que significa."
"O amor é mais sábio que a sabedoria."
"Acredito que aquilo em que nos transformamos depende do que nossos pais nos ensinam em pequenos momentos, quando não estão tentando nos ensinar. Somos feitos de pequenos fragmentos de sabedoria."
Comments