Vinícius, o poeta da paixão
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
VINÍCIUS DE MORAES – O POETA DA PAIXÃO
Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, ou simplesmente Vinícius de Moraes, foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro, nascido em 1913, no Rio de Janeiro,
Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia por parte de Tom Jobim o apelido "Poetinha", notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador, tendo se casado nove vezes.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Vinicius começou a se tornar prestigiado com sua peça de teatro "Orfeu da Conceição", em 1956. Além da diplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical começou a deslanchar em meados da década de 1950 - época em que conheceu o maestro Tom Jobim (um de seus grandes parceiros) - quando diversas de suas composições foram gravadas por inúmeros artistas. Na década seguinte, Vinicius de Moraes viveu um período áureo na MPB, no qual foram gravadas cerca de 60 composições de sua autoria. Foram firmadas parcerias com compositores como Baden Powell, Carlos Lyra e Francis Hime.
Com TomJobim, Vinícius formou uma das mais fecundas parcerias da música brasileira, que a marcaria definitivamente. Compuseram clássicos como, "A Felicidade", "Chega de Saudade", "Eu sei que vou te amar", "Garota de Ipanema", "Insensatez", entre outras relíquias.
O ano de 1958 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova, do qual Vinícius e Tom foram figuras de prôa.
Vinicius faleceu em 1980, aos 66 anos, no Rio de Janeiro.
Selecionei três composições antológicas de Vinícius: “Eu sei que vou te amar”, “Chega de saudade” e “Apelo”.
Comments