VIOLETA PARRA – LETRAS E MÚSICAS EXTRAORDINÁRIAS
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
VIOLETA PARRA – LETRAS E MÚSICAS EXTRAORDINÁRIAS
Nascida no Chile em 1917, Violeta del Carmen Parra Sandoval, simplesmente Violeta Parra, foi uma cantora, compositora, artista plástica e ceramista, considerada a mais importante folclorista e fundadora da música popular chilena.
Sua família possuía poucos recursos econômicos, tinha oito irmãos e dois meio irmãos (filhos de um relacionamento anterior de sua mãe). Seu pai era professor de música e sua mãe camponesa, ambos admiradores da música folclórica.
Estudou até o segundo ano do secundário, porém em 1934 interrompeu seus estudos para trabalhar e cantar com seus irmãos em bares e circos.
Autodidata, cantora e tocadora de violão desde os nove anos, ingressou definitivamente na carreira musical aos 15 anos, após a morte do pai, quando deixou a casa da mãe, no interior do Chile, e foi morar em Santiago com o irmão Nicanor.
Foi uma das importantes pesquisadoras de ritmos, danças e canções populares chilenas, chegando a catalogar cerca de 3 mil canções tradicionais.
Em 1955 recebeu o Prêmio Caupolicán e visitou a União Soviética, Polônia, Londres e Paris, cidade onde residiu por dois anos.
Em 1957, radicou-se em Concepción onde ajudou a impulsionar um museu de arte popular na Universidade daquela cidade, voltando a Santiago no ano seguinte, onde começou sua produção como artista plástica.
Em 1958, fundou o Museu Nacional de Arte Folclórica Chilena.
Em 1960, expôs pela primeira vez suas pinturas a óleo na Feira de Artes Plásticas do Parque Florestal.
Em 1961, mudou-se para a Argentina, onde fez grande sucesso com suas apresentações. Voltou a Paris e ali permaneceu por três anos, percorrendo várias cidades da Europa.
Em 1965, após o término de seu terceiro casamento, voltou ao Chile.
Violeta Parra cometeu suicídio em 1967, em Santiago do Chile.
Entre suas belíssimas composições, selecionei “Gracias a la vida”, interpretada por Mercedes Sosa, “Volver a los 17”, com Mercedes Sosa e Milton Nascimento e La Jardinera, em sua própria voz, que também poderão ser curtidas no post do Facebook e no site do Quartier des Arts.
コメント