top of page

WILLIAM FAULKNER

ARTS QA LITERATURA

POR VITOR HUGO

WILLIAM FAULKNER

Nascido em 1897, no Mississipi, William Cuthbert Faulkner foi um escritor, poeta e narrador norte-americano, considerado um dos maiores romancistas do século XX. Sua obra abrangeu vários gêneros de literatura, incluindo, o romance, o teatro, a poesia, o ensaio e a história.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1949, posteriormente, ganhou o National Book Awards em 1951 e em 1955. Conquistou dois prémios Pulitzer de Ficção, o primeiro em 1955 e o segundo em 1962.

Utilizando a técnica do fluxo de consciência, consagrada por James Joyce, Virginia Woolf, Marcel Proust e Thomas Mann, Faulkner narrou a decadência do sul dos Estados Unidos, interiorizando-a em seus personagens, a maioria deles vivendo situações desesperadoras.

O enredo da maioria da obra de Faulkner transcorre no fictício Condado de Yoknapatawpha, “localizado” no extremo norte do estado de Mississippi.

Faulkner descendia de antiga e ilustre família sulista à qual pertencem diversos políticos. Seu avô, William C. Falkner (o u foi acrescentado pelo escritor) foi herói da guerra civil, construiu uma linha de estrada de ferro e foi morto depois de sair vencedor de uma eleição local. Ele é retratado pelo autor como o velho Coronel Sartoris do romance Sartoris e em várias novelas. Também seu avô, banqueiro, e seu pai, comerciante, são transformados em personagens em algumas novelas e em Os Desgarrados.

Faulkner faleceu no Mississipi, EUA, em 1962, aos 64 anos, de complicações cardíacas.

De sua notável obra podemos destacar Sartori, O Som e a Fúria, Enquanto Agonizo, Luz em Agosto e Absalão, Absalão!

Frases de “O Som e a Fúria”:

“Os brancos morrem também. A tua avó morreu que nem qualquer negro”.

“Pode-se sentir o meio-dia. Perguntei-me se até mesmo os mineiros no coração da terra”.

“São sempre aqueles que nunca fizeram nada de útil que vem nos dar conselhos”.

“Acho que essa gente, usando a si própria e uns aos outros tanto pelas palavras, é pelo menos consistente ao atribuir sabedoria a uma língua calada”

“Nunca disse nada mais. Não adiantaria nada. Descobri que quando um homem se deixa no caminho do trem a melhor coisa a fazer é deixá-lo lá”.




Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page